A lufa também conhecida como bucha são utilizadas há muito tempo e têm várias utilidades.
São um produto ótimo para uma vida zero waste!
Luffa ou bucha é um membro cultivado em videiras da família das abóboras, abóboras e cabaças, Cucurbitaceae.
Não sendo um vegetal típico de jardim, a luffa cresce lentamente e amadurece bem no outono. Prefere muito sol, temperaturas quentes de verão, água adequada e solo bem drenado. Há quem plante mesmo em estufas.
À medida que a luffa vai crescendo terá de ser apanhada e ficar a secar para que depois se possa cortar em fatias para utilização. Normalmente encontramos a esponja inteira ou à metade para que consiga satisfazer as necessidades de cada um, visto ser fácil cortar sem danificar.
Podemos utilizar a luffa para lavar qualquer tipo de loiça, incluindo os tachos porque não risca ou danifica.
No entanto, também podemos utilizar no corpo, são um ótimo esfoliante!
A utilização é super fácil, basta molhar a luffa e utilizar.
Agua quente – deixa a luffa macia mais rapidamente
Para esfregar o ideal é apenas humedecer.
No banho, é tão simples quanto aplicar o produto diretamente na esponja e utilizar.
É muito importante saber manter a esponja limpa para que fique livre de bactérias e prevenir que ganhe qualquer tipo de odor desagradável.
O ideal é após utilização é lavar com água para tirar todos os restos de sabão/detergente.
Guardar num local onde possa secar e depois guardar já seco.
Optar por uma esponja de luffa é caminhar para uma vida zero waste e ajudar o nosso planeta, a luffa é totalmente compostável, quando não tiver mais utilidade no teu dia-a-dia podes lavar a tua lufa para remover toda a sujidade, cortar em pedaços e colocar na compostagem ou no lixo orgânico.
As esponjas tradicionais são feitas de plásticos, como náilon e poliuretano, que libertam microplásticos cada vez que é utilizada. Utilizar este tipo de produtos é contribuir para a poluição dos nossos oceanos e rios. Por isso, a luffa é uma alternativa ao alcance de todos, igualmente acessível visto ter um preço, normalmente, simpático, e é o caminho para pequenas mudanças que podes fazer no teu dia-a-dia.