Percebemos que evitar o glúten é super difícil principalmente quando nos deparamos à procura de uma farinha para um bolo e não sabemos bem qual utilizar, estando sempre habituados à clássica farinha de trigo.
Por isso, vamos falar de algumas farinhas naturalmente sem glúten e como as podemos utilizar. Há farinhas aqui que funcionam ainda melhor quando juntas, e não só e apenas para bolos. Só precisamos de ser criativos! 🙂
Farinha de amêndoa;
Particularmente rica em vitamina E, com ação antioxidante no nosso organismo. O magnésio também está presente nesta farinha em quantidades significativas
Onde usar: bolos, tartes, bolachas, biscoitos, sobremesas, pão. Pode utilizar-se como substituição do pão ralado
Farinha de aveia
A aveia originalmente é sem glúten, infelizmente existe muita contaminação cruzada por isso é fundamental ser pró a ler rótulos! É uma farinha mais conhecida e uma ótima escolha para padaria e pastelaria.
Onde usar: bolos, bolachas, biscoitos, pão, panquecas.
Farinha de araruta
Araruta é um amido em bruto, de fácil digestão, extraído dos rizomas da planta tropical Maranta Arundinacea. Ótima opção para substituir a farinha de trigo tradicional.
Fácil digestão e com um sabor mais neutro que outras farinhas.
Onde usar: sopas e molhos, bolos e tartes.
Farinha de linhaça
Existe dois tipos de linhaça, a dourada e a linhaça castanha. A linhaça é rica em ómega 3 e vários nutrientes, fibras, antioxidantes.
O ideal é que a linhaça seja moída na hora e guardada no local fresco e escuro.
Onde usar: massas, bolos, smoothies, diferentes bebeidas. É um ótimo aliado para substituir o ovo
Farinha de grão de bico
O grão de bico é uma excelente fonte alimentar de fibra. A farinha de grão é uma forte aliada da cozinha vegetariana e vegana.
Onde usar: panar, humus, molhos e bolos
Farinha de soja
A soja, geralmente, faz parte da alimentação vegan e vegetariana, além da versão em farinha é um alimento com várias opções. Ótima para engrossar molhos, fazer uma versão de “ovos” mexidos com a versão granulada.
Onde usar: panar, molhos, sopas, receitas vegetarianas e veganas
Claro que ainda há mais farinhas, como por exemplo, trigo sarraceno, farinha de milho.